Com direito a frango ao molho de buriti e plantio de ipês, foi inaugurado em setembro de 2017 o espaço físico do Mosaico Sertão Veredas – Peruaçu. O espaço foi construído no município de Chapada Gaúcha, planejado para atender às demandas de encontros, oficinas e capacitações da rede do Mosaico.
A inauguração marca a conclusão dos projetos Turismo Ecocultural de Base Comunitária e Extrativismo Vegetal Sustentável, realizados desde 2012 em parceria com o Fundo Socioambiental Caixa e o Fundo Nacional de Meio Ambiente. O Rosa e Sertão foi responsável pela coordenação das atividades do projeto de Turismo, com gestão compartilhada junto ao Conselho do Mosaico.
Para além da contemplação das belezas naturais, a proposta do turismo de base comunitária é promover o intercâmbio de experiências entre visitantes e anfitriões, valorizando os modos de vida dos povos tradicionais e garantindo o protagonismo das comunidades. Em quatro anos de trabalho, o projeto buscou promover alternativas para a geração de trabalho e renda a partir da conservação do Cerrado e do diálogo com as comunidades tradicionais e a terra indígena.
Entre as principais ações, destacaram-se o intercâmbio entre roteiros do Mosaico, realizado por meio de uma metodologia de fortalecimento entre os negócios ecossociais já existentes no território. Com princípios como a valorização do produto local, o conceito de slow food e capacitação a partir da ação, foram realizadas visitas ao Núcleo Peruaçu (Missões e Itacarambi), Núcleo Pandeiros (Januária e Cônego Marinho) e Núcleo Grande Sertão ( Chapada Gaúcha e Arinos). Cerca de 1.500 agentes sociais participaram das capacitações. Outro destaque do projeto foi o lançamento da Revista Manzuá, instrumento para a construção e preservação da diversidade cultural a partir das narrativas locais.
Novidade chegando: na segunda quinzena de dezembro, a equipe do Rosa abre o edital para ocupação do espaço e sua agenda de atividades 2019. Fiquem atentas e atentos!
Seu e-mail não será publicado. Todos os campos deverão ser preenchidos.
Espaço sensacional para valorizar a cultura dessa região!