No último dia 10 de novembro o Rosa e Sertão encheu sua casa de crianças, de amigas, amigos e parceiros que contribuíram desde a criação do Instituto, até a equipe executiva e a Diretoria atual.
Com a mesa farta da cozinha de dona Vera e das contribuições de quitandas que chegavam pelas mãos de amigas e amigos, fizemos a grande roda das histórias – grandes e miúdas – que, quando trazidas pelas vozes de suas protagonistas, revelam um caminho feito de muitas mãos, algumas dores e infinitas alegrias!
Mesmo as pessoas que não puderam estar presentes foram lembradas na dinâmica que que reviu a nossa biografia. Na roda, Damiana foi quem puxou Ana, Camila, Daiana… que convidou Marilene, Diana, que lembrou Keila e convidou Bergs, depois Vitória, que chamou Lúcia, que sorriu para Márcia, que chamou Tico, que convocou Leidiane, que conclamou Lucas e faz entrar Adriana, depois Nico, Wilson, D .Laura… dona Vera e seu Manoel… até a roda ir crescendo e fazendo chegar Nadiane, Bárbara, Flávia, Marcela, Rafaela, Marluce, Lindinha, Mariana… mais as crianças todas que corriam soltas em volta.
Depois de muito riso, muito abraço e de mãos dadas, foi feito o convite para que as pessoas deixassem para os dias de planejamento um presente, uma dica, um chamado de atenção, um “não esqueçam de” que logo foi aceito por todas e todos, e também pelas crianças. As paredes, então, se encheram de mensagens, desenhos, alimentos para a coragem e para sonhar com os pés no chão. Aqueles presentes, então, permaneceram ali durante todo o trabalho a partir do dia seguinte.
Mariana, consultora trazida graças ao projeto Prosas – Saberes Promoção de Saberes em Comunicação Estratégica, promovido pelo ISPN com apoio da Diálogo Brasil, foi quem nos conduziu durante 4 dias de intenso trabalho de planejamento, com sensibilidade, generosidade e competência mais que amorosa. Não sabemos se foi algum combinado com a natureza, mas a chuva que alegra o sertão foi nossa companheira diária, e inspirou o trabalho de olhar para futuro a partir do desse território feito de vida, de saberes e de abundante alegria que guiam o nosso caminho.
Sabemos que há muito desejo, muito trabalho e muitas necessidades pela frente. Mas começamos a olhar para esses 18 anos, que serão celebrados no próximo ano, com mais maturidade, mais organização e mais certeza da consistência do que somos. Aos poucos, nosso site será renovado e atualizado, com novos programas, ações e estrutura organizacional.
Viva o Sertão e viva o Rosa!