Turismo Ecocultural de Base Comunitária

O Turismo Ecocultural de Base Comunitária foi realizado no âmbito do Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu, de 2012 a 2017, em diálogo com organizações comunitárias e culturais da região. O Rosa e Sertão, integrante do Conselho do Mosaico, atuou no território com ações de fomento à participação comunitária na gestão, planejamento, tomada de decisão e benefícios da atividade turística, promovendo alternativas para a geração de trabalho e renda a partir da conservação do Cerrado e do diálogo com as comunidades tradicionais e indígenas.

O projeto envolveu capacitações, oficinas, atividades culturais, além do intercâmbio de experiências entre visitantes e anfitriões, valorizando os modos de vida dos povos tradicionais – visando entender não somente o olhar do visitante, mas também daquele que recebe, que vive no território. O projeto foi financiado pelo Fundo Socioambiental da Caixa em parceria com o Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) e com o Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu.

Dentre os resultados alcançados estão:

* Formação de uma Rede com mais de 100 atores envolvidos na política territorial de Mosaicos de Área Protegida;

* Criação de um espaço físico compartilhado para atender as demandas de encontros, oficinas e capacitações da Rede;

* Gestão compartilhada do turismo, com maior envolvimento do poder público e das unidades de conservação;

* Realização do Encontro dos Povos do Grande Sertão Veredas, em Chapada Gaúcha;

* Mais de 6.000 atores envolvidos na feira agroecológica com produtos extrativistas;

* Produção da Revista Manzuá;

* Intercâmbio entre os roteiros do Mosaico: metodologia de fortalecimento entre os próprios negócios ecossociais e valorização dos produtos locais;

* Cerca de 1.500 agentes sociais capacitados.

O Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu é uma política de gestão integrada de áreas protegidas e comunidades tradicionais na margem esquerda do São Francisco, constituído por 12 municípios e mais de 200 mil habitantes, e que conta com ativo espaço de governança formado por sociedade civil e órgãos governamentais.

Compartilhe: